.

.

.

.

.

 Como produzir na Entressafra

.

.


.

.


COMO PRODUZIR NA ENTRESSAFRA

Eduardo Gonçalves Pires

Produzir alimentos nos dias de hoje, mais especificamente hortaliças, não é segredo para mais ninguém. Porém, segredo mesmo é descobrir a época de produzi-los para melhor comercialização . A comercialização durante a safra não rende grande lucratividade.

Uma das grandes ferramentas para quem pretende ganhar dinheiro é produzi-los na entressafra.


Um exemplo claro disso é o que acontece com a cultura do tomate nos mercados do Centro-Sul do país.


Há uma nítida tendência para os preços serem mais elevados entre os meses de fevereiro a maio.

A grande variação nos preços se deve às condições agroclimáticas desfavoráveis na época do plantio, que ocorre entre os meses de dezembro e fevereiro. Este é um dos principais problemas enfrentados pelos agricultores da região Centro-Sul.

No entanto, quando a semeadura ocorre nos meses de clima propício para a safra (outono/inverno), a venda da mesma será por preços bem baixos.

Uma vez que colheita de tomates se estende por boa parte do ano, uma dica é fazer um planejamento específico para concentrar grande parte dela para a época de maior lucratividade.

Cultivo em estufa, escolha da variedade correta em função do clima da época, variedade com aceitação no mercado e principalmente conhecimento aprofundado do manejo fitossanitário são algumas das ferramentas para enfrentar as condições mais adversas.

Não se esqueça que produzir e comercializar toma muito tempo, então você tem que se programar antes da safra. Deve conhecer os canais de escoamento do produto e fazer alguns contatos importantes para vender a safra.

Com a colheita num momento em que nenhum agricultor tem produtos de qualidade, fica muito mais fácil realizar a venda. Lembre-se, este setor tem um cartel muito forte, então você deve aprender como lidar com as ferramentas de comercialização.

Geralmente as vendas são para o Ceagesp, Supermercados, Varejões, etc.
Lembre-se que se tiver produto de alta qualidade no momento de baixa demanda , será fácil a comercialização . Neste momento a procura por qualidade colabora com a alta dos preços.


Outro exemplo importante, é o caso das hortaliças da família das Cucurbitáceas (abobrinha, pepino, melão e etc) plantas de clima quente que toleram temperaturas amenas e não suportam temperaturas baixas. Os meses de outono e inverno no Centro-Sul do Brasil são os que alavancam os preços, por conta da baixa produção. É a melhor hora para se obter lucratividade.

O plantio em estufas e o uso de tecnologia adequada é um diferencial para um cultivo em épocas frias.

Por último, incluímos o alface , que sofre uma alta de preços muito grande nos meses de janeiro, fevereiro a março, devido principalmente ao elevado consumo de verduras no verão e ao excesso de calor e chuvas nesta estação. Isto ocasiona um grande aumento no número de doenças.

Soluções práticas para o cultivo na entressafra:

Uma das ferramentas para a produção na entressafra é o uso da plasticultura.

A construção de estufas tem como principais finalidades:

- obter produções fora da safra normal;

- aumentar a produção;

- anular os efeitos negativos das baixas temperaturas, geada, vento, excesso de chuva e granizo;

- encurtar o ciclo de produção,

- diminuir a perda de folhas (no caso de folhosas) em contato com o solo.

- obter produtos de melhor qualidade;

- controlar ervas daninhas;

- manter a umidade constante e bem distribuída;

- diminuir os efeitos de oscilação de temperaturas do solo;

- diminuir o uso de defensivos.


O custo para construção de estufas pré-fabricada de alumínio é muito alto. Uma boa alternativa é a construção de estufas com estrutura de madeira. Dependendo da região que fornece a madeira, o custo pode ser até quatro vezes menor, isto se for executada em madeira tratada.

Caso o custo seja impraticável existem alternativas mais baratas, tais como a construção de túnel alto de cultivo forçado (similar à estufa) ou com um mais barato ainda, como é o caso do túnel baixo de cultivo forçado.
Este segundo é destinado a cultivos de porte baixo, como é nos casos do alface e morango. è ainda utilizado proteger culturas de porte alto nas primeiras fases vegetativas

Portanto, solução para o cultivo em condições adversas existe, basta um projeto bem elaborado, respeitando datas de plantio para que as mesmas resultem em colheitas dentro das épocas de entressafra.

Não esqueça:

O primeiro passo para o sucesso do projeto é a coleta de informações sobre a variação estacional de preços, que geralmente estão a disposição no setor de estatística das Centrais de Abastecimento de cada região.

Outro passo importante é a aquisição de variedades próprias para o plantio, visando a colheita na entressafra. Essas informações podem ser obtidas em Institutos de Pesquisas, empresas fornecedoras de sementes ou aproveitando a experiência de produtores locais.

E por fim , a observação do comportamento do mercado local durante anos trará experiência para se obter o máximo de lucro na época mais apropriada.

Se o produtor consegue, você também vai conseguir uma produção igual ou superior, já que, como agrônomo ou técnico agrícola, adquiriu conhecimento suficiente durante seu curso.

Lembre-se: você precisa se planejar antes de começar uma produção. Se não tem experiência, visite produtores, pergunte sobre a produção e principalmente, estude muito.

Boa sorte!


 .

.


HOME

            E-MAIL

       Universidade On Line

     Empregos/Concursos

                Carreira

        Agronomia

       Agronegócio

 

- Defensivos Agrícolas

- Adubos e Adubação

- Culturas

- Sais na Agricultura

- Receitas Caseiras

- Produtos

- Agricultura Orgânica

- Irrigação

- Sementes

- Pulverização

- 500 perguntas

  500 resposta

 

- Emprego Engenheiro Agrônomo

- Emprego Engenheiro Agrícola

- Emprego Engenheiro Florestal

- Emprego Médico Veterinário

- Emprego Zootecnista

- Engenheiro Ambiental

- Emprego Técnico Agrícola

- Engenheiro/Tec. Agrimensor

- Emprego Topógrafo

- Empregos Diversos

- Concursos Agrícolas

- Concursos Pós-Graduação

 

- Estágios Agronomia

- Como montar um Currículo

- Banco de Currículos

- Currículo Analisado

- Quero Fazer Agronomia

- Guia Prático de como

  arrumar um emprego

- Guia Prático do estudante

  de agronomia

- Agronomia depois dos 30 

- Faça Pós-Graduação

  "lato sensu"

 

- Links Agrícolas

- Revistas Agrícolas

- Lista de CREAs

- Receitas da Vovó

- Empresas Agrícolas

- Cursos e Eventos Agrícolas

- Faculdades de Agronomia

- Ranking Agrícola

 

- Como montar uma empresa

  para amostragem de solo

- Como montar uma

  AGROSERVICE

- Como montar uma empresa

  de terra vegetal

- Ganhe dinheiro na

  entressafra de hortaliças

- Como montar uma floricultura

.

.